Avançar para conteúdo principal

Ciência Aberta - Acesso Aberto

A U.Porto promove a partilha do conhecimento entre a sua comunidade científica e a sociedade, apoiando o livre acesso à produção científica.

A promoção da visibilidade e do impacto da produção intelectual da comunidade académica e científica constitui um objetivo estratégico que a U.Porto promove há vários anos. Para além de disponibilizar o Acesso Aberto à sua produção científica, a Universidade assume o reforço da responsabilidade social na atividade científica.

O Regulamento de Política de Acesso Livre da U.Porto é o principal documento que enquadra a visão da U.Porto enquanto promotora do acesso livre e gratuito à produção científica da Universidade. A política de acesso livre estabelecida neste regulamento enquadra-se, entre outros documentos, na declaração “Acesso Livre (Open Access) à literatura científica”, aprovada e publicado, em 2006, pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), após a subscrição da Declaração de Berlim.

A Internet e a evolução tecnológica têm vindo a democratizar o acesso à produção intelectual das comunidades universitárias. O significativo aumento de repositórios institucionais veio permitir o acesso livre e gratuito à produção científica, tanto no que respeita à publicação convencional de artigos em revistas, atas e outras publicações, como de dissertações de mestrado, doutoramento, relatórios técnicos, entre outros.

Nesse âmbito, são já várias as entidades que cada vez mais suportam e determinam políticas de acesso aberto, as quais devem ser tidas em conta pela comunidade científica, como sejam a Política de Ciência Aberta da União Europeia ou as Normas da FCT para o Acesso Aberto.

Ainda no âmbito da promoção e da abertura da ciência à sociedade, a U.Porto coloca ao dispor da comunidade científica da Universidade uma compilação atualizada de recursos externos que permitem o Acesso Aberto à mais recente investigação científica, para além de assegurar o apoio na publicação de artigos científicos em Acesso Aberto.