Avançar para conteúdo principal

Ciência Aberta - Repositórios U.Porto

A U.Porto promove o Acesso Aberto ao conhecimento que a sua comunidade científica produz através dos seus repositórios institucionais.

Seguindo os princípios da sua Política de Acesso Aberto e do Regulamento de Política de Acesso Livre da Universidade , a U.Porto disponibiliza o acesso online e gratuito à produção científica e intelectual da sua comunidade de investigação. Nesse âmbito, a Universidade oferece um conjunto de repositórios que providenciam e impulsionam a consulta dos conteúdos científicos produzidos pela sua comunidade científica, numa lógica de abertura à sociedade.

Os Repositórios da U.Porto incluem:

• O Repositório Aberto, relativo à produção intelectual da U.Porto em texto integral de acesso livre;
  • O Repositório Temático, que inclui recursos informativos produzidos na U.Porto em áreas ou para públicos específicos.

É nestes repositórios institucionais que se coleciona, preserva e publica a produção intelectual e científica da comunidade académica da U.Porto, assegurando sempre que possível o acesso livre e irrestrito à versão integral de documentos e recursos informativos produzidos na U.Porto.

A U.Porto coloca também ao dispor da sua comunidade de investigação uma compilação atualizada de recursos externos que permitem o Acesso Aberto à mais recente investigação científica, para além de assegurar à comunidade o apoio na publicação de artigos científicos em Acesso Aberto.